Os integrantes do Núcleo de Políticas Públicas da FURB se reuniram às 9 horas do dia 17 de março, terceira reunião regular de 2011 para tratar da seguinte pauta:
1 - Publicações
2 – Curso Seqüencial em Desenvolvimento Regional
3 – Coordenação Seqüencial
4 – Cronograma Semestral de reuniões para o primeiro semestre
Estiveram presentes neste encontro os integrantes Carlos Alberto Cioce Sampaio, Oklinger Mantovaneli Júnior, Jaime Bachmann, Luciano França, Ivan Dalabrida e Leonardo Furtado. Os demais integrantes justificaram suas ausências.
Tema 1 – O prof. Sampaio informou o recebimento de um convite para submissão de artigo para processo de avaliação em um importante periódico posicionado no Qualis como B2. Quanta a este convite, tão logo sejam definidas as temáticas da chamada, serão distribuídas tarefas para aqueles que participarão desta publicação.
Aproveitando o tema, o prof. Oklinger pediu ao Ivan, que gosta muito de trabalhar com a elaboração dos artigos que falasse de sua experiência. Ivan na sua fala ressaltou que na dinâmica de produção dos mesmos, é fundamental a correlação entre argumentos e objetivos. Também o repertório teórico o ajuda bastante no sentido de promover com certa objetividade os ajustes conceituais que porventura se façam necessários. Assim uma boa argumentação fundamentada ao lado da qualidade do texto em termos de língua portuguesa é fundamental para que um artigo seja competitivo, tanto em eventos como em bons periódicos. Não é incomum a leitura de um bom artigo, com argumentos interessantes, porém mal escrito. Estes acabam, corretamente, não sendo aprovados.
Sampaio aproveitou o relato de Ivan e ponderou sobre o que ouviu, em uma oportunidade, do pesquisador Carlos Nobre. Segundo seu relato, grupos de pesquisa bem estruturados, estabelecem reuniões específicas para este tipo de produção que sintetiza as pesquisas realizadas em bons artigos. Nestas, a estrutura dos mesmos se definem em um primeiro encontro, ao lado das pautas de publicação dos respectivos grupos. Desde o esboço até a versão prelimitar, as atividades são distribuídas mediante prazos e objetivos bem traçados. Decorridos três ou quatro encontros, chega-se à versão final por uma trajetória de socialização que justifica a própria existência dos Grupos de Pesquisa.
Neste ponto compreendeu-se que o PPGDR tem caminhado bem pois mais de um grupo de pesquisa do programa vem atuando deste modo, o NPP também avança nesta direção. O prof. Oklinger reafirmou esta postura e este amadurecimento, o que vem permitindo ao PPGDR avançar na proposta de um curso em nível de stricto senso, em nível de doutoramento.
Encerrando a discussão deste tema encaminhou-se que, no mês de maio será produzido o artigo síntese da pesquisa realizada por Jaime com a orientação do prof. Oklinger, e serão observadas outras possibilidades complementares de produção e publicação. Leonardo irá estruturar artigo síntese de seu trabalho para encaminhamento ao encontro da ANPTUR e Luciano do mesmo modo para um evento da área de políticas públicas, provavelmente ENANPAD. Desta dinâmica, as obras serão apresentadas no NPP antes do encaminhamento final.
Por fim, ressaltou-se a importância das parcerias nas publicações, tanto no sentido do enriquecimento dos argumentos, como da caracterização da produção de um programa, e não meramente individual, bem como na composição de redes de estudo. O professor Oklinger destacou o fato de que, quando ocorrem trabalhos produzidos no âmbito de disciplinas em condição de publicação, é sempre recomendável que o(s) autor(es) convidem o docente da cadeira para o amadurecimento do mesmo mediante co-autoria.
Tema 2 – O prof. Oklinger explanou sobre a repercussão positiva que os Grupos de Pesquisa do PPGDR e o próprio Programa têm obtido com a condução do Seqüencial em Desenvolvimento Regional, tanto na instituição como regionalmente. Os conteúdos de aula tem se expressado como extensão das próprias dinâmicas dos grupos de pesquisa, e do ponto de vista da correlação entre ensino, pesquisa e extensão o aprendizado recíproco tem sido representativo.
O prof. Sampaio informou que, na disciplina Planejamento Estratégico Participativo, em que os professores(as) Luciana, Leonardo e Luciano já estão atuando, ele irá desenvolver duas grandes oficinas simuladas de Planejamento Estratégico Participativo Territorial para o desenvolvimento sustentável, com base nas abordagens PEC (Planejamento Estratégico Comunicacional) e SIGOS (Gestão Organizacional Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável). Ao propiciar o avanço de uma definição importante da primeira reunião do NPP neste ano, a proposta permitirá pensar cada uma das regiões ou municípios contemplados pelo Seqüencial. Neste encaminhamento serão trabalhadas as três turmas unidas, na montagem das oficinas.
Ao mesmo tempo o prof. Sampaio ressaltou a importância de ativarmos as oficinas regulares de capacitação em Planejamento e Gestão, não apenas como formas de oferecermos respostas à sociedade e aproximação socioambiental, mas também como correlação com os conteúdos teóricos das disciplinas encampadas pelo NPP, seja no PPGDR, como no Seqüencial ou na Graduação.
O encaminhamento, portanto foi, que o professor Sampaio estruture as oficinas e o curso de capacitação da equipe do NPP e a coordenação do seqüencial deverá estruturar a logística permitindo todas as turmas no mesmo dia, em dois turnos consecutivos. Leonardo e Luciano irão providenciar o contato com a coordenação, ajustando a grade de horários (postado logo a seguir). Ficou definido também que, nas próximas três reuniões, um dos assuntos em pauta deverá ser a capacitação nas metodologias PEC/SIGOS.
Tema 3 – Quanto à coordenação do seqüencial, o prof. Oklinger informou a necessidade de um ajuste a pedido da coordenadora atual. Assim, o prof. Leonardo teve o seu nome indicado. Leonardo concordou, agradeceu e aceitou o convite condicionando-o ao suporte direto de mais alguém, devido ao volume de compromissos que detém atualmente, devendo discutir este aspecto com a coordenação atual. Assim sugeriu o apoio do prof. Luciano que se colocou a disposição para atividade.
Tema 4 – Ficou estabelecido que as reuniões durarão no máximo duas horas, entre 13h30min e 16h, com o seguinte cronograma para o primeiro semestre de 2011.
Abril | Maio | Junho | Julho |
01/04 14/04 28/04
| 11/05 25/05
| 08/06 22/06
| 06/07 20/07
|
Partindo destas definições foram encerrados os trabalhos do encontro devendo as informações todas serem disponibilizadas no blog do Grupo de Pesquisa.